Radares vão identificar, em tempo real, veículos roubados na Grande BH

Hoje em Dia
Publicado em 23/05/2014 às 10:12.Atualizado em 18/11/2021 às 02:42.
Veículos roubados que transitarem por ruas e rodovias de Belo Horizonte e Região Metropolitana serão identificados em tempo real. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que o Estado adquiriu radares que leem a placa, o modelo e a cor dos carros em movimento, cruzando essas informações com a base de dados do Departamento de Trânsito (Detran). Além dos carros roubados, o Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres reconhecerá, também, veículos adulterados ou clonados.
 
Conforme a Seds, inicialmente a fiscalização simultânea ocorrerá em 30 pontos da capital e Grande BH. Mas o serviço pode ser estendido para outras regiões Um radar fixo, quatro móveis e 25 smartphones capazes de realizar esse rastreamento de veículos roubados foram comprados pelo Governo.
 
Até agosto, todo o sistema estará funcionando de forma definitiva. A tecnologia foi adquirida por meio de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Seds, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Federação Nacional de Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg). 
 
“A resposta das polícias será imediata”, ressalta o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. “Como os radares estarão em locais estratégicos, sempre próximos ou juntos às forças de segurança, o suspeito será abordado assim que o sistema, pelo cruzamento de dados, indicar a irregularidade no veículo”, explica.  
Os radares irão monitorar vias consideradas estratégicas e vão auxiliar ainda no rastreamento de atividades ilegais e de irregularidades em veículos e cargas. O sistema também é capaz de definir padrões de deslocamento, definindo as rotas utilizadas por criminosos, principalmente aquelas relacionadas ao tráfico de armas, munições e drogas. 
 
Cerca de mil policiais civis e militares passarão por um treinamento antes da implementação do Sistema de Reconhecimento Ótico de Caracteres. 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por