A rebelião no presídio de Itajubá, no Sul de Minas, que resultou na morte de um detento e deixou um preso e um agente ferido teve início por causa de comida.
A revolta começou na manhã desta terça-feira (25) durante a contagem dos presos. Eles atacaram os agentes e fizeram cinco como reféns. Durante a tarde, dois agentes foram liberados.
Familiares dos detentos informaram que eles iniciaram a rebelião por causa da comida servida no presídio. No entanto, a Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) disse que o movimento começou depois de uma tentativa frustrada de fuga dos detentos.
Vítima
De acordo com a Polícia Militar, o detento Roberto Cândido da Costa Pereira Junior, 31 anos, morreu durante confronto com os militares. Em nota, a Suapi informou que o movimento começou por volta das 7 horas.
A PM foi acionada para dar apoio aos agentes da Suapi que estão negociando o fim do movimento, juntamente com Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional.
Durante as ações de contenção da rebelião, um agente foi ferido e conduzido ao Hospital Escola de Itajubá. Ele passa bem. Um detento dentre os rebelados também foi ferido e veio a óbito.