Operação 'Natal Seguro'

Reforço no número de guardas municipais no Centro de BH será mantido

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/01/2023 às 18:26.

(PBH / Divulgação)

O reforço da Guarda Civil Municipal nas ruas do Centro de Belo Horizonte será mantido. O prefeito Fuad Noman determinou a manutenção da operação "Natal Seguro", instituída para dar mais segurança aos comerciantes, moradores e transeuntes. A Unidade de Segurança Preventiva (USP) na Praça Sete também será mantida.

A PBH lançou a operação "Natal Seguro" em 1º de dezembro e a conclusão se deu no último domingo (15), com o registro de 85 ocorrências no Hipercentro, incluindo 14 furtos. Foram 46 dias, incluindo as semanas que antecederam o Natal e o Ano Novo. Os guardas municipais intensificaram o policiamento preventivo das ruas do Centro, com 133 abordagens, de acordo com a Prefeitura. Um homem que estava com mandado de prisão expedido pela Justiça foi encaminhado ao sistema prisional.

Os agentes realziaram ainda mais de 300 visitas a estabelecimentos comerciais e quase três mil repasses de informações a turistas e à população em geral.

Bodycam
A operação também ajudou nos testes das câmeras portáteis (bodycam) que estavam sendo usadas por 10 guardas municipais. Segundo a PBH, foi possível acompanhar o atendimento das ocorrências e as imagens serão mantidas em um banco de dados, para futuras consultas.

Na avaliação do secretário Municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Zeferino, o aparelho atendeu às expectativas e poderá ser utilizado, futuramente, por um número mais expressivo de guardas. “O bodycam permite que as ações dos agentes no hipercentro sejam orientadas e visualizadas pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). Mostrou-se como uma ferramenta moderna de controle das atividades preventivas e da atuação dos guardas no atendimento das demandas”, disse.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por