(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
A região Barreiro já recebeu mais de 90% das chuvas esperadas para todo mês. Visto que a média climatológica de janeiro é 330,9 mm, segundo a Defesa Civil de BH, a regional soma 301,6 mm (91,1%), até as 6h desta terça-feira (10).
Outras regiões também ultrapassaram 80% da quantidade de precipitações esperada. Fazem parte desta lista: a Centro Sul, com 281,3 mm (85%), a Oeste, sendo 269 mm (81,3%), a Venda Nova, com 265,6 mm (80,3%) e a Pampulha, totalizando 265 mm (80,1%).
Veja a lista completa do acumulado de chuvas:
Alerta máximo de deslizamentos
As precipitações constantes aumentam ainda os riscos de deslizamentos e desmoronamentos, e colocam seis das nove regiões de BH sob alerta máximo de risco geológico nesta terça.
Com isso, as regiões Barreiro, Oeste, Centro Sul, Noroeste, Pampulha e Venda Nova devem ter atenção redobrada com os perigos que podem acontecer diante do solo encharcado. Veja como se prevenir.
Previsão do tempo
A capital mineira pode esperar calor e mais precipitações nesta terça-feira. A previsão do tempo indica céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva que podem ser localmente fortes, acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais.
Com o grande volume de chuvas registradas nos últimos dias, além da previsão de novas precipitações, a Defesa Civil Municipal emitiu, na manhã desta terça, alerta de possibilidade de pancadas de chuva, de 20 a 40 mm, com trovoadas isoladas e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h de quarta-feira (11).
Já os termômetros prometem esquentar em BH nesta terça e podem registrar a máxima de 28ºC. A mínima foi de 17 °C.
A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 55% à tarde. O índice é superior aos 50% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em caso de chuvas, a Defesa Civil recomenda:
Leia mais:
Sobe para vinte o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas
Ram apresenta 1500 Revolution BEV Concept na CES 2023
Confrontos entre manifestantes e polícia deixam ao menos 18 mortos no Peru