As provas do Exame Nacional do Ensino Médio estão previstas para os dias cinco e doze de novembro, em dois domingos consecutivos. Segundo o Ministério da Educação, mais de 6 milhões de estudantes devem fazer as provas no país. E uma boa pontuação na redação pode ajudar na hora da classificação.
Os textos são corrigidas com base em cinco critérios: domínio da escrita formal da língua portuguesa; capacidade de compreender a proposta de redação e usar conceitos de diversas áreas para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir a argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos, como mostra o Manual de Redação do Enem 2016, divulgado pelo Inep.
Para ajudar os estudantes, a Secretaria de Estado da Educação em Minas listou dez assuntos apontados por especialista como os possíveis para a edição 2017. Mas antes relembre todos os temas das redações do Enem dos últimos 18 anos:
- 1998: Viver e aprender
- 1999: Cidadania e participação social
- 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
- 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
- 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
- 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
- 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
- 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
- 2006: O poder de transformação da leitura
- 2007: O desafio de se conviver com as diferenças
- 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
- 2009: O indivíduo frente à ética nacional
- 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
- 2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
- 2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
- 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
- 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
- 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
- 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Como é tradição, o exame costuma escolher assuntos atuais e o candidato deve estar atento ao que acontece no Brasil. A situação de outros países até pode surgir na redação como fator secundário e elemento de comparação. No entanto, o aluno deve demonstrar no texto conhecimento sobre o tema em relação à nossa realidade, segundo levantamento da SES-MG.
Confira então alguns possíveis temas para a prova de redação do Enem 2017:
1- Mobilidade urbana e qualidade de vida
Uma boa redação sobre esse tema deve apresentar uma proposta de intervenção com múltiplos agentes sociais e não responsabilizar apenas os administradores públicos pela solução. Citar casos bem-sucedidos de outros países e comparar às particularidades das várias cidades brasileiras ajudam a demonstrar uma visão mais ampla e objetiva do tema.
2 – Tecnologia e relacionamento humano
Em temas como esse, muito próximos da realidade do candidato, o desafio é manter a imparcialidade na apresentação dos argumentos, ainda que alguns possam coincidir com sua realidade de vida. Presente no ensino, nos relacionamentos, nas pesquisas de opinião e nas diferentes instituições sociais, qual a real contribuição da tecnologia para as relações humanas?
3 – Como o homem lida com os recursos naturais
Para esse tipo de redação, citações relacionadas à biologia ou à geografia, bem como trechos de notícias e reportagens atuais, costumam valorizar o texto e, consequentemente, elevar sua nota nas competências 2 e 3.
4 – O impacto social e cultural da crise hídrica
Evite expressões como “água é vida”; citar os impactos da falta de água em diferentes setores sociais e ambientais pode demonstrar que o candidato, além de consciente, é mais bem informado.
5 – O legado imaterial dos Jogos Olímpicos de 2016
O candidato que enumerar os aspectos imateriais positivos das Olimpíadas deve oferecer em sua proposta de intervenção medidas objetivas que visem a preservar, mesmo depois dos Jogos Olímpicos, as experiências e contribuições do evento.
6 – Caminhos para o combate à homofobia
A vulnerabilidade das minorias foi tema nas duas aplicações da prova em 2016. É importante perceber que a expressão “caminhos para o combate” impede que o candidato oponha-se à existência do problema. A melhor abordagem é sempre criticar a existência do preconceito, suas causas, consequências e indicar medidas que o resolvam.
7 – A inversão da pirâmide etária
Diante da nova perspectiva para longevidade e quantidade de filhos no Brasil, como ficam acessibilidade, saúde, a aposentadoria, a educação em nossa sociedade? Nesse caso, demonstrar conhecimento acerca de fatores históricos e demográficos, assim como citar a reforma da previdência de forma imparcial, é um dos melhores caminhos a serem seguidos pelo candidato.
8 – As manifestações políticas
Vale falar das manifestações que estão nas ruas, mas que partiram das redes sociais. Como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político? É interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.
9 – Sistema carcerário brasileiro
O sistema carcerário brasileiro é um dos mais precários do mundo, sendo um dos principais problemas a superlotação. Vários movimentos de Direitos Humanos e pesquisadores estudam essa situação e outras questões como rebeliões, formação de facções, dificuldade de reinserção do ex-detento na sociedade e no mercado de trabalho, violência policial, etc. Para instigar a reflexão, vale a pena recordar o já clássico filme “Carandiru”, baseado na obra do médico Drauzio Varela.
10 – Sistema previdenciário brasileiro
O sistema de previdência social está em mudança no Brasil e isso tem trazido muita discussão – e até memes – sobre aposentadoria. É importante se manter atualizado sobre essa questão, pois ela pode aparecer na proposta de redação de forma direta ou indireta, por exemplo, sobre a qualidade de vida na terceira idade ou o papel dos idosos na economia brasileira.
* Fonte: SEE/MG