falhas na estrutura

Reparos em elevadores da Cidade Administrativa devem começar em julho, diz Estado

Conclusão das intervenções está mantida para o fim de 2024; Codemge vai conduzir os trabalhos

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 29/05/2024 às 18:40.Atualizado em 29/05/2024 às 18:43.

As obras para reparar as estruturas dos elevadores dos prédios Minas e Gerais, na Cidade Administrativa, devem começar em julho. A previsão foi dada nesta quarta-feira (29) pelo Governo do Estado. A conclusão das intervenções está mantida para o fim de 2024. Até lá, os servidores devem seguir em home office.

Os reparos serão conduzidos pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A decisão foi oficializada após assinatura de "termo de composição" com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

De acordo com a companhia, estão sendo definidas as empresas que irão realizar o serviço. O planejamento prevê que os elevadores voltem a ser utilizados de forma gradual. Os recursos necessários não foram informados. "Dependem da definição sobre quais serão os executores das obras", informou o Estado.

Segundo a secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, a Codemge tem mais flexibilidade para execução das obras por estar submetida a outros dispositivos legais, diferentes dos que regem o processo nas secretarias do Executivo. Ainda conforme ela, o objetivo é garantir que a volta à normalidade ocorra no menor prazo.

“No procedimento anterior, de contratação emergencial por parte do Governo de Minas, infelizmente a empresa vencedora não quis assinar o contrato. Nesse sentido, buscando conferir mais celeridade ao processo, percebeu-se a possibilidade de execução via Codemge”.

A Codemge é uma empresa estatal, que faz parte da Administração Pública Indireta do Estado de Minas Gerais, e é organizada sob a forma de sociedade por ações, tendo o Governo de Minas como principal acionista.

Por que os elevadores estão parados?

No início deste mês, um laudo identificou falhas na estrutura de 54 elevadores dos edifícios da Cidade Administrativa. Segundo o Estado, os danos identificados são decorrentes da má construção dos prédios, inaugurados em 2010.

O Executivo afirma ainda que a paralisação no serviço é decorrente de vícios construtivos na fixação dos pilares de sustentação dos elevadores e de uma série de desvios do projeto original.

A Cidade Administrativa foi construída durante a gestão do ex-governador Aécio Neves. O Hoje em Dia chegou a procurar o hoje deputado federal, mas a informação recebida era que somente o PSDB se pronuncia sobre o caso.

Na época, o deputado federal Paulo Abi-Ackel, presidente da legenda em Minas, disse que assunto deveria ser tratado com maior seriedade e responsabilidade.

"A Cidade Administrativa, obra da qual o PSDB muito se orgulha e que trouxe extraordinária economia aos cofres do estado, foi entregue há 14 anos, depois de análise de todos os órgãos de fiscalização, em pleno e correto funcionamento. Nunca houve de governos anteriores, nem mesmo do atual, em seus quatro anos de primeiro mandato, qualquer reparo à nova sede do governo. A responsabilidade pela manutenção correta de qualquer obra pública é de responsabilidade das diferentes administrações que se sucedem".

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por