Representantes de 64 países se reúnem em Belo Horizonte

Alessandra Mendes - Do Hoje em Dia - 14/06/2012 - 22:42
15/06/2012 às 10:28.
Atualizado em 21/11/2021 às 22:53
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

Discutir ações sustentáveis para o futuro, associadas à redução da pobreza, através da troca de experiências internacionais. Durante quatro dias, representantes de 64 países se reúnem em Belo Horizonte para debater soluções, propostas e ideias voltadas para o meio ambiente. Com a missão de promover a interação entre diferentes cidades do mundo que, apesar de distintas, enfrentam desafios semelhantes na área ambiental, foi aberto nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, o Congresso Mundial do Iclei (sigla em inglês para “Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais”).

Pela primeira vez o encontro acontece em uma cidade da América Latina, escolha comemorada pelo prefeito de BH, Márcio Lacerda, durante a apresentação oficial do evento que conta com a participação de 79 prefeitos, além de autoridades e especialistas. “O foco brasileiro e de Belo Horizonte é pensar em ações sustentáveis que vão de encontro ao trabalho já feito na área social, de distribuição de renda. Esta é a oportunidade de ver com isso é feito fora do país”, afirmou o prefeito.

O governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira também participaram da abertura do Iclei, no Teatro Secs Palladium, no centro de BH. Anastasia ressaltou que ações de sustentabilidade são prioridades do governo. “Um exemplo é o Mineirão, que está sendo construído dentro dos padrões ambientais. Percebemos que há campos tecnológicos que priorizam esse tipo de escolha, e eles serão valorizados”, ressaltou o governador.

A união de cidades em torno do tema torna-se ainda mais importante quando se leva em consideração o fato que, até 2050, 91% da população mundial vão estar vivendo nesse tipo de organização social. O dado, de acordo com a ministra do Meio Ambiente justifica a preocupação em torno do tema. “Há 20 anos você não tinha esse tipo de pensamento, mas agora é preciso discutir propostas como a inovação dos territórios urbanos. Temos que trabalhar a médio e longo prazo buscando sempre o melhor”, avalia Izabella Teixeira.

As boas vindas do Brasil aos estrangeiros veio acompanhada de um show do cantor Milton Nascimento. Os 1.252 participantes do Iclei tem até domingo para traçar um diagnóstico e elaborar propostas que serão levadas para a Conferência da ONU, Rio+ 20. Oito agendas de ações do congresso foram definidas para viabilizar esse debate: economia verde urbana; cidade sustentável; cidades eficientes em recursos; “biodivercidades”; cidades baixo-carbono e carbono-neutras; cidades e comunidades resilientes; e infraestrutura verde e comunidades felizes e saudáveis. Entre os temas adicionais estão “eventos verdes” e a “segurança alimentar”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por