O Restaurante Popular II, da rua Ceará, no bairro Santa Efigênia, Leste da capital, ficará fechado por seis meses, a partir de 6 de julho, para reforma. Conforme o Hoje em Dia antecipou na edição de quinta-feira (6), gesso despencando, infiltrações e vazamentos são alguns problemas visíveis nas instalações do estabelecimento, oferecendo riscos aos frequentadores.
O anúncio da reforma, confirmada na quinta-feira (6) pela PBH, volta a alimentar rumores de que o local pode ser fechado definitivamente. Nos arredores do Popular II o assunto tem sido bastante comentado entre os frequentadores. Porém, a Prefeitura nega a possibilidade.
As obras, orçadas em R$ 3 milhões, apesar de necessárias, deixam na mão milhares de pessoas que diariamente recorrem à unidade para conseguir uma refeição completa por apenas R$ 2.
É o caso de Alan Ferreira, de 24 anos, que trabalha em um estacionamento da Região Hospitalar. “Estou aqui apenas há um mês, mas já almoço com frequência no Popular. Fazer qualquer refeição em outro estabelecimento vai ficar muito caro. Terei que pensar em outras opções, como a possibilidade de trazer comida de casa”, disse.
A aposentada Janaína Maia Duarte, de 77 anos, está ciente da necessidade das obras. Moradora da Vila Senhor dos Passos, na regional Noroeste, ela está sempre na região hospitalar para almoçar ou jantar. “O restaurante tem uma importância muito grande na vida das pessoas. Não acredito que será fechado. Porém, a reforma é emergencial. Há infiltrações e parte do teto está com problema”. São servidas 4 mil refeições diariamente no Popular II.
Intervenções
Entre as intervenções previstas, um elevador será instalado para beneficiar deficientes físicos. Estão previstas melhorias nas redes hidráulica e elétrica, nos banheiros e nos vestiários dos funcionários. O mobiliário será trocado e um sistema de bilhetagem eletrônica, para agilizar a venda dos tíquetes e acesso, será implantado.
Na tentativa de absorver parte dos clientes prejudicados com o fechamento, os horários de funcionamento do Popular I, na Rodoviária, e do restaurante da Câmara dos Vereadores serão ampliados, abrindo meia hora mais cedo e fechando 30 minutos mais tarde.
Leia mais na Edição Digital.