Começa nesta segunda-feira (29) a retirada das capivaras da Orla da Lagoa da Pampulha. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros. De acordo com o Executivo, toda a área já está preparada para a captura dos animais.
A primeira tentativa será feita com a utilização cema, cana de açúcar se servirá como atrativo alimentar. “Caso o método não funcione a empresa responsável pela remoção irá utilizar de armadilhas”, explicou o vice-prefeito.
Os animais serão isolados em uma área dentro do Parque Ecológico da Pampulha. Após a captura, as capivaras serão contadas, por macho e fêmea, analisadas e encaminhadas para tratamentos, caso exista necessidade. Só então, será decidida a destinação final dos bichos. O processo foi autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Retornáveis (Ibama).
A retirada dos roedores começou a ser discutida, após a morte de um homem, em fevereiro deste ano, por febre maculosa, após um passeio pela Orla da Lagoa da Pampulha.