(Ricardo Bastos)
O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) se reúne na tarde desta quarta-feira (28) para discutir o licenciamento ambiental para a instalação do Hospital Oncomed BH em um terreno no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da de Belo Horizonte, onde funcionava o Instituto Hilton Rocha. A obra já havia recebido parecer favorável do conselho numa reunião realizada no dia 17 de dezembro. No encontro de hoje será apresentado detalhes do projeto.
O investimento de R$ 180 milhões nesta nova estrutura de atendimento oncológico visa criar 220 leitos na capital para poder garantir um alívio imediato a milhares de pacientes que buscam tratamento contra o câncer em todo o Estado. A falta de leitos para essa especialidade na capital é estimada em mais de 4 mil.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, o ideal seria a existência de três leitos para cada mil habitantes. Nessa perspectiva, Belo Horizonte teria um superávit de 2,6 mil leitos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, o número leva em conta leitos para todas as especialidades, sem diferenciação para pacientes com câncer, e desconsidera, ainda, a população que vem de outras regiões para se tratar na capital, principalmente da RMBH, que possui mais de 5,7 milhões de habitantes.