Transbordou em 2022

Risco de chuva forte faz Defesa Civil de Pará de Minas monitorar nível da barragem do Carioca

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
05/01/2023 às 17:48.
Atualizado em 05/01/2023 às 17:57

A barragem da Usina do Carioca, em Pará de Minas, no Centro-Oeste do Estado, está sob monitoramento da Defesa Civil da cidade. A medida preventiva acontece em meio ao índice de 200 mm de chuva previsto pelo órgão para cair na região entre esta quinta (5) e sexta-feira (6).

O coordenador municipal da Defesa Civil, capitão Edson Cecílio, explicou que a situação de momento é considerada "tranquila", dentro do nível esperado para o período chuvoso. Por enquanto, não há risco de danos na estrutura, que recebeu reformas no barramento após o transbordamento ocorrido em janeiro de 2022.

Alerta de chuvas intensas
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), dados meteorológicos apontam que as regiões Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes em Minas têm maior possibilidade de chuvas fortes até esta sexta.

Transbordamento
Em janeiro de 2022, as fortes chuvas causaram avarias nas ombreiras da barragem da Usina do Carioca, gerando uma grande vazão de água no local, com transbordamento pelas laterais e pelo topo, além de infiltrações na base da estrutura.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por