'Rodovia da morte': empresa oferece desconto de 0,94% no pedágio e vence leilão de trecho da BR-381
4Um FIP Investimentos será responsável pelos 303.4 km entre Belo Horizonte e Governador Valadares
A gestora 4Um FIP Investimentos, antiga J. Malucelli, foi a vencedora do leilão do trecho da BR-381, entre Belo Horizonte a Governador Valadares, no Leste de Minas. A empresa, representada pela corretora Sita, ofertou o maior desconto para a tarifa básica de pedágio: 0,94%. A concorrente Opportunity (representada pela corretora XP) ofereceu 0,10% de desconto na tarifa.
O leilão foi realizado na tarde desta quinta-feira (29) na B3, em São Paulo. O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) estava presente. De acordo com o Ministério dos Transportes, a vencedora do leilão tem a Aterpa na lista de investidas.
O prazo da concessão é de 30 anos nos 303,4 km entre os entroncamento com a BR-262 (BH-Sabará) e com a BR-116 (Valadares).
Estão previstas a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381.
Benefícios do leilão
A rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, um ponto de parada e descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Todos os municípios que fazem parte da referida malha rodoviária serão beneficiados pelo empreendimento (diretamente e indiretamente): Antônio Dias; Barão de Cocais; Bela Vista de Minas; Belo Horizonte; Belo Oriente; Bom Jesus do Amparo; Caeté; Coronel Fabriciano; Governador Valadares; Ipatinga; Jaguaraçu; João Monlevade; Nova União; Naque; Nova Era; Periquito; Sabará; Santa Luzia; Santana do Paraíso; São Gonçalo do Rio Abaixo; Timóteo.
Além disso, a concessão oferecerá um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.
O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.