Entre Minas e Goiás

'Rota dos Cristais': grupo francês vence leilão e assume trecho da BR-040

Empresa Vinci Highways ofereceu maior desconto na tarifa básica do pedágio; trecho tem quase 600 km

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
26/09/2024 às 14:04.
Atualizado em 26/09/2024 às 17:48
Leilão da 'Rota dos Cristais', na BR-040 (Reprodução / Youtube ANTT)

Leilão da 'Rota dos Cristais', na BR-040 (Reprodução / Youtube ANTT)

O grupo francês Vinci Highways irá assumir a "Rota dos Cristais", trecho de quase 600 quilômetros da BR-040, entre Belo Horizonte a Cristalina, em Goiás. A empresa foi a vencedora do leilão realizado nesta quinta-feira (26) na Bolsa de Valores de São Paulo , promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes.

O vencedor ofereceu desconto de 14,32% sobre a tarifa básica do pedágio, o maior entre os cinco concorrentes. A oferta do Consórcio Nova BR-040 foi de 9,09%, seguida das propostas dos grupos BTG Pactual Infraestrutrura 3 (7,50%) e CCR (1,75%).

A ANTT informou que os cálculos finais para o novo valor do pedágio serão divulgados após uma vistoria, mas não definiu o prazo.

A “Rota dos Cristais” possui exatos 594,8 km. O contrato tem duração de 30 anos e os investimentos previstos alcançam R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais.

O outro trecho da BR-040, entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro, foi leiloado em abril, e ficou sob concessão da empresa EPR Via Mineira. Ficou faltando a segunda parte da rodovia mineira, que vai até o estado de Goiás.

O que está previsto na Rota dos Cristais?

Segundo a ANTT, estão previstas melhorias como a duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário, a construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais, além da instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna. Há ainda a implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.

O sistema de pedágio também contará com o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático via tags para motoristas que utilizarem o mesmo trecho repetidamente, trazendo benefícios financeiros para aqueles que transitam pela rodovia de forma rotineira, como trabalhadores que moram e trabalham em cidades vizinhas.

Investimentos e custos operacionais:

  • CAPEX (investimento em infraestrutura): R$ 6,4 bilhões.
  • OPEX (custos operacionais): R$ 5,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.

De acordo com a ANTT, esses valores refletem a abrangência das melhorias planejadas, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários.

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