Sem iluminação e com passeios estreitos. Essa é a situação da rua da Passagem, no bairro Serra, aberta há poucos dias como ligação das ruas Monte Alegre e Dona Cecília, zona Sul de BH. Antes, a via era sem saída e de terra. Com o novo calçamento, os postes antigos não foram recolocados.
A designer industrial Renata Araújo Gonçalves, que investe na construção de um prédio no local, reclama da estrutura precária, que pode desvalorizar os imóveis. “Não tem como andar aqui à noite. Os passeios também não têm largura adequada”. Para tentar amenizar o problema, ela avalia perder parte do terreno para aumentar a calçada em frente do edifício.
Para o advogado Narciso Júnior, de 36 anos, a abertura da via foi pior para os moradores. “Antes, era mais tranquila. Hoje, não está acessível para ninguém. O pedestre precisa andar na rua. À noite, virou atalho para bandido”.
Já administradora Elaine Lucchesi, de 52 anos, considera que a pavimentação e a instalação da rede pluvial foram benéficas, já que antes era comum a ocorrência de alagamentos. Mesmo assim, ela reclama da escuridão. “Precisam colocar os postes de volta”.
Sem perspectiva
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) não informou o motivo da não substituição dos postes. O órgão da prefeitura limitou-se a informar que assumiu recentemente a responsabilidade pela iluminação do município e que o usuário precisa formalizar as reclamações por um canal de atendimento. (L.A.)