Ruas e calçadas de BH viram ‘pátio’ de oficinas mecânicas

Letícia Alves - Hoje em Dia
Publicado em 09/02/2015 às 07:55.Atualizado em 18/11/2021 às 05:57.

Sem espaço para atender clientes, donos de oficinas mecânicas e borracharias invadem ruas e calçadas, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. Em bairros da região Centro-Sul e Oeste da capital mineira, a reportagem do Hoje em Dia flagrou estabelecimentos realizando serviços em plena via pública, prática proibida por legislação municipal.

Próximo à barragem Santa Lúcia (Centro-Sul), uma oficina utiliza parte da pista da avenida Artur Bernardes, onde está localizada, para manter os veículos à espera de consertos. Na última quinta-feira, a reportagem registrou três automóveis parados em fila dupla. Um deles estava até com o capô aberto para receber os reparos. Um funcionário da mecânica, que conta apenas com uma pequena área interna, informou que a situação era uma exceção, já que o veículo em manutenção teria estragado na via.

Frota na rua

Em outra área movimentada de Belo Horizonte, um estabelecimento localizado na avenida Amazonas, altura do bairro Nova Suíça (Oeste), também aproveitou o espaço público ao lado do viaduto Silva Lobo para guardar carros já com reparos em andamento.

Também na quinta-feira, o Hoje em Dia constatou nove veículos parados em frente ao galpão do empreendimento, alguns sem para-choque e faróis. Um funcionário contou que a situação seria regularizada na última sexta-feira, com o fim da reforma no galpão.

Silva Lobo

Há poucos metros dali, a reportagem encontrou outra oficina fazendo serviços em uma via de grande fluxo. Mesmo instalada em um amplo galpão, o estabelecimento na avenida Silva Lobo, no Calafate (Oeste), ocupa também a calçada. Um funcionário da empresa chegou a checar um veículo em frente ao local. A empresa informou que o ocorrido foi um caso à parte, já que a “oficina funciona do portão para dentro”.

Na avenida Tereza Cristina, mais flagrantes de desrespeito com o espaço público. Uma mecânica invadiu a calçada com veículos para serviço, mesmo com espaço interno para isso.

Trânsito prejudicado

Os exemplos extrapolam os limites da capital mineira. Próximo à Via Expressa de Contagem, no bairro Água Branca, uma borracharia ocupa a rua Liberdade, paralela à da empresa, para guardar caminhões à espera de reparo.

O Hoje em Dia encontrou dois veículos praticamente na esquina, ocupando os dois lados da via estreita. Para passar no local, outros automóveis encontraram dificuldades.

O proprietário não foi encontrado para esclarecer a irregularidade.

Prefeitura garante que fiscalização é rotineira

A Prefeitura de Belo Horizonte esclareceu que, de acordo com o Código de Posturas, empresas não podem prestar serviços em logradouro público.

Em atendimento às denúncias do Hoje em Dia, a Secretaria Regional Centro-Sul fiscalizou oficinas na avenida Artur Bernardes, no bairro Santa Lúcia, orientando os proprietários quanto às irregularidades. A Regional Oeste, responsável pela vistoria das mecânicas no Nova Suíça e no Calafate, não se manifestou até o fechamento desta edição.

A prefeitura informou que a fiscalização é feita rotineiramente, em atendimento às demandas do cidadão.

Denúncias de irregularidades em BH podem ser feitas por meio da Central de Atendimento BH Resolve (avenida Santos Dumont, 363, Centro) ou pelo endereço www.portaldeservicos.pbh.gov.br. A multa pelo descumprimento da norma é R$ 940,63.

Por meio de nota, a Prefeitura de Contagem garantiu que fará a fiscalização na mecânica localizada no bairro Água Branca. Uma outra ação no local foi realizada anteriormente, com apreensão de materiais que obstruíam a via. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por