O Sábado (30) de Aleluia, data em que católicos celebram a Vigília Pascal, cerimônia que antecede a Páscoa, deverá ser de chuva em pontos isolados de Belo Horizonte, conforme previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil nesta sexta-feira (29).
A chuva deve ser acompanhada de raios e de rajadas de vento ocasionais.Os termômetros devem oscilar entre a mínima de 18°C, e a máxima de 29°C. No período da tarde, a umidade relativa do ar pode chegar a 50%, índice abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem 60% como a mínima
A Defesa Civil orienta para que a população evite áreas de inundação e sujeitas a alagamentos durante a chuva. A recomendação vale também para trechos próximos a córregos e ribeirões. Em casos de emergência, a Defesa Civil poderá ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros no 193.
Cuidados
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Emissão de alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais