Tomou posse nesta terça-feira (4) a primeira mulher a ser comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas (CBMMG). A solenidade ocorreu em Belo Horizonte. Após 113 anos, a coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan assume o lugar do coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.
“Acho que todos podem imaginar a emoção desse momento. O que vem agora é muita responsabilidade para dar continuidade ao trabalho de uma corporação presente em todo o Estado”.
Ao longo da carreira, Jordana de Oliveira ocupou diversas posições de destaque nos Bombeiros, incluindo a subchefia da Seção de Planejamento Operacional do Estado-Maior, o subcomando do 3º BBM, a chefia da Assessoria de Comunicação do CBMMG e, mais recentemente, a Diretoria de Assuntos Institucionais.
Ela é especialista em administração pública, com enfoque em gestão de pessoas pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e em gestão estratégica e políticas públicas pela Academia de Bombeiros Militar.
“A gente sabe o tanto que o Corpo de Bombeiros avançou nesses últimos tempos, nós temos um plano de comando que vem pautando todo esse desenvolvimento. Então dar continuidade, cuidando da nossa tropa, fazendo com que esse bombeiro esteja cada vez mais pronto para servir a sociedade”, acrescentou Jordana.
Ainda durante a solenidade, que contou com a presença do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), ocorreu também a troca do subcomando da corporação e chefia do Estado Maior, que estarão a cargo do coronel Moisés Magalhães de Sousa, em substituição à coronel Daniela Lopes.
Ele é Comandante Especializado de Bombeiros, especialista em engenharia de segurança do trabalho, em normalização de medidas contra incêndio, pânico e explosões e em gestão estratégica e políticas públicas. Também leciona e orienta no curso de pós-graduação em gestão estratégica e políticas públicas da Academia de Bombeiros Militar.