Salário acima de R$ 10 mil é o grande benefício para quem presta concurso público

Vanessa Perroni - Hoje em Dia
14/03/2013 às 07:18.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:52
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

A estabilidade profissional e financeira é o que leva muitos brasileiros a prestar concursos públicos. O salário, por exemplo, é critério utilizado para tomar essa decisão. Uma boa colocação no funcionalismo pode significar remuneração acima de R$ 10 mil. Porém, é necessário que o candidato seja dedicado e criterioso.

“É preciso ser paciente, determinado nos estudos e escolher a vaga que mais se encaixa em seu perfil, para não perder todo o esforço realizado”, destaca o professor de matemática da Mega Concursos, Marcelo Coury.

Ele adverte que concorrer a vagas apenas pela remuneração pode acarretar sucessivos fracassos e insatisfação profissional. Segundo Coury, o candidato precisa refletir se as atividades do funcionalismo público vão ao encontro de suas expectativas, pois o setor é pouco dinâmico e muito burocrático.


Perfil

“Profissionais com perfil empreendedor que gostam de novos desafios no ambiente de trabalho poderão se frustrar, assim como aqueles que buscam uma rápida ascensão profissional”, explica Marcelo Coury.

Na avaliação da consultora de recursos humanos, Thaís Moura, é recomendável buscar informações sobre o cargo pretendido e local de trabalho antes de se candidatar. “O candidato pode visitar repartições e conversar com pessoas que já foram aprovadas para as funções. Isso vale tanto para concurseiros, quanto para as pessoas que estão em busca de um emprego com carteira assinada”, sugere.

“É preciso ter identificação com a carreira pública. Se um candidato não gosta de armas, ele não pode se preparar para um concurso da Polícia Rodoviária Federal apenas porque o salário é atraente. Profissionais empreendedores também precisam pensar bem antes de migrar para o setor público”, alerta a consultora.


Aptidão

Os especialistas asseguram que algumas aptidões profissionais são eficazes no campo dos concursos públicos. “Se a pessoa gosta de lidar com o público em geral e solucionar problemas específicos, concursos como os do INSS, Banco do Brasil e Caixa podem ser interessantes. Já Para quem gosta de números, seleções para a área de auditoria fiscal podem ser o concurso ideal”, exemplifica Coury.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por