Samarco diz que barragem passará por reforço, mas não dá detalhes da intervenção

Renato Fonseca - Hoje em Dia
11/11/2015 às 15:22.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:26
 (Cristiano Machado/Hoje em Dia)

(Cristiano Machado/Hoje em Dia)

A mineradora Samarco informou que a barragem Germano, em Mariana, na região Central, requer um reforço estrutural. Segundo a empresa, a medida se faz necessária para que se aumente a segurança de uma das paredes de nome Celinha..

A informação foi dada em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (11), na sede da empresa, que contou com a participação do presidente da mineradora, Ricardo Vescovi, do diretor presidente da Vale, Murilo Ferreira, e do CEO da BHP, Andrew Mackenze.

Ricardo disse que a intervenção foi informada ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeitura e Polícia Militar. Questionado sobre o risco de rompimento e da existência de trincas na estrutura, ele se esquivou e não foi claro em relação à intervenção, sem dar detalhes do que será feito. "Estamos monitorando os muros, instalamos radares de alta potência e temos uma sala com imagens em tempo real. Tudo foi imediatamente comunicado", disse Ricardo.

De acordo com ele, barragens são processos "reconhecidamente seguros segundo a engenharia". Porém, ele não descartou que discussões sobre novas medidas de segurança sejam debatidas.

Um fundo especial de apoio às vítimas será criado para prestar assistências aos atingidos na tragédia.

Ricardo disse que ainda é muito cedo falar sobre os prejuízos gerados após a paralisação das atividades e que a empresa está em contato com diretores de firmas parceiras (terceirizadas) para ver a questão dos funcionários. Após o rompimento das barragens Santarém e Fundão, os trabalhadores tiraram licenças remuneradas.

O presidente da Vale disse que serão feitas reuniões duas vezes por semana para traçar as medidas a serem tomadas. "A Samarco é uma empresa própria e todas as decisões serão tomadas pelo Conselho da diretoria".

Trincas

Nesta quarta-feira, o diretor de integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, coronel Marcelo Vladimir Corrêa, confirmou que a barragem Germano apresenta trincas em sua estrutura. As informações sobre as rachaduras surgiram nos relatórios dos trabalhos de diferentes órgãos. O coronel informou que apenas um técnico pode apontar causas e riscos gerados por essas trincas.

O governo de Minas divulgou nota nesta manhã confirmando que estão sendo feitas obras no dique da estrutura. O texto reitera que não houve rompimento da barragem. Ainda de acordo com a nota, por precaução, os acessos às localidades que podem ser atingidas em caso de um novo acidente, incluindo o distrito de Bento Rodrigues, foram interditados.

Sobre os boatos que circulam, especialmente nas redes sociais, a respeito da instabilidade da barragem Germano, a Samarco reiterou que "todos os seus mecanismos de controle não apontam qualquer indício de abalo na estrutura".

Veja trecho da coletiva com os presidentes da Samarco, Vale e BHP:

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por