Santa Casa BH é o 1º hospital 100% SUS do Brasil a aderir ao Pacto Global da ONU
Iniciativa apoia empresas a trabalhar de forma estratégica, sustentável e atenta a objetivos definidos internacionalmente que visam promover melhorias no mundo até 2030
Maior hospital do Brasil em número de internações, a Santa Casa BH se tornou o primeiro hospital 100% SUS do país a aderir ao Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa apoia empresas a trabalhar de forma estratégica, sustentável e atenta a objetivos definidos internacionalmente que visam promover melhorias no mundo até 2030.
Durante evento realizado na sede da ONU em Nova York, nos dias 19 e 20 de setembro, o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, e o diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas, formalizaram a assinatura do documento, já firmado por meio de uma carta em junho deste ano.
A adesão reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade socioambiental e governança corporativa, integrando-a a uma rede mundial de organizações que promovem práticas éticas e sustentáveis
Roberto Otto destaca que o compromisso fortalece os valores fundamentais da Santa Casa BH, além de "consolidar posição como um centro de excelência comprometido com a construção de um futuro mais sustentável e justo".
Compromisso global da Santa Casa BH
O Pacto Global da ONU é uma iniciativa que apoia empresas a trabalharem de forma estratégica, com sustentabilidade e com os ODS - um conjunto de 17 objetivos inter-relacionados, definidos internacionalmente e que visam promover um mundo mais justo, sustentável e próspero até 2030.
A adesão da Santa Casa BH ao Pacto Global reflete o avanço de uma trajetória já em andamento. Nos últimos anos, a instituição tem implementado práticas sólidas, alinhadas aos princípios do Pacto, com destaque para ações em prol dos direitos humanos, diversidade e inclusão, responsabilidade ambiental e combate à corrupção.
Desde 2022 a instituição tem reforçado a atuação na área de Direitos Humanos, criando um robusto Programa de Diversidade e Inclusão, voltado para cinco grupos de afinidade: pessoas com deficiência (PCD), raça e etnia, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e gerações.
Na área ambiental, possui um setor especializado em Gestão Ambiental, responsável por monitorar o uso consciente da água, a gestão de resíduos e efluentes, a utilização de energia renovável e a preservação de áreas verdes em seu complexo hospitalar.
No campo da ética e integridade, há uma área de Compliance com regras de conduta claras e rigorosos controles internos, com adoção de práticas transparentes e éticas no atendimento aos pacientes e, também, nas relações com parceiros e fornecedores.