O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade vai voltar a receber peregrinos e visitantes nesta quarta-feira (2). O incêndio mais próximo ao conjunto arquitetônico, que fica ponto mais alto da Serra da Piedade, foi controlado. A equipe de brigadistas do Santuário continua a auxiliar o Corpo de Bombeiros no monitoramento e no combate a outros focos de incêndio na Serra.
Na última sexta-feira (27) os bombeiros registraram o agravamento das queimadas na Serra da Piedade, o que motivou a reitoria do Santuário da Padroeira de Minas Gerais a suspender as visitas, para garantir a segurança de peregrinos, visitantes e funcionários, pois o fogo e a fumaça estavam muito próximos aos caminhos que levam ao local.
Assim, no último final de semana, os fiéis foram convidados a acompanhar as Missas somente pelas redes sociais, TV Horizonte e Rádio América.
Com o controle das chamas, a partir de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros e brigadistas, tornou-se possível novamente receber visitas.
As vistas devem ser agendadas pelo site do Santuário (clique aqui). Importante sublinhar que, graças ao sistema de agendamento do Santuário, criado justamente para aperfeiçoar, ainda mais, o acolhimento de visitantes, foi possível entrar em contato com as famílias, no último fim de semana para partilhar sobre a suspensão das peregrinações.
Santuário da Padroeira de Minas Gerais
Acolhendo peregrinos há mais 250 anos, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade atrai mais de 500 mil visitantes a cada ano. Marcado pelo silêncio, por suas belas paisagens naturais, riquezas da arte, cultura e arquitetura, é reconhecido como o Santuário da Padroeira de Minas Gerais desde 1965. Naquele ano, após oficialização do Papa São João XXIII, o Estado de Minas Gerais foi consagrado à sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, um reconhecimento à importância do Santuário para os mineiros. Em 2017, quando foram celebrados os 250 anos de peregrinações ao Santuário, o Papa Francisco elevou as duas igrejas de seu conjunto arquitetônico a basílicas. Assim, a singela Ermida da Padroeira de Minas Gerais, do século 18, onde está a imagem de Nossa Senhora da Piedade, obra de Aleijadinho, tornou-se a menor basílica do mundo.