FÉ E TURISMO

Santuário do Caraça comemora 250 anos com selo comemorativo

Centro de peregrinação e espiritualidade é um dos destinos turísticos mais visitados do país

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/06/2024 às 18:44.
 (PBCM/divulgação)

(PBCM/divulgação)

Localizado entre Catas Altas e Santa Bárbara, na região central do Estado, o Santuário do Caraça é um dos mais significativos marcos históricos de Minas e um dos destinos turísticos mais visitados do país. O centro de peregrinação e espiritualidade que tem museu - biblioteca e pousada - atrai romeiros e visitantes do Brasil e do exterior. E celebra 250 anos de existência.

Para abrir os festejos de aniversário de fundação e também as três décadas como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) foi lançado neste domingo (23) um selo comemorativo. Padre Ramon Aurélio, Presidente da Comissão Organizadora das celebrações, ressaltou a relevância histórica do Santuário. "Celebrar os 250 anos do Santuário do Caraça é celebrar a história de Minas Gerais e do Brasil. Estamos relembrando a fundação do Santuário, quando o Irmão Lourenço de Nossa Senhora chegou aqui em 1774 e construiu uma pequena ermida barroca para acolher peregrinos. Desde então, o Santuário tem recebido inúmeros hóspedes e visitantes de todo o Brasil e do mundo", destaca.

Reserva Particular do Patrimônio Natural

De acordo com o biólogo Douglas Henrique, coordenador ambiental do Santuário do Caraça, a RPPN, criada em março de 1994, tem papel crucial na preservação ambiental e na promoção de um turismo sustentável. “A reserva é um campo de estudo aberto para pesquisadores e um exemplo de responsabilidade socioambiental. Ao completar 30 anos, reafirma seu papel fundamental na conservação ambiental e na promoção de um turismo sustentável”, pontua.

O Santuário do Caraça oferece duas formas de visitação: durante o dia ou através de hospedagem. Localizado na Estrada do Caraça, Km 9, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, é um destino imperdível para quem deseja explorar a rica história, cultura e biodiversidade da região. O acesso é feito pelas rodovias BR-381 e MG-436, além da possibilidade de chegar de trem, desembarcando na Estação Dois Irmãos, em Barão de Cocais. 

O visitante precisa pagar uma taxa de entrada, que varia conforme o dia: R$ 30 no meio de semana e R$ 40 aos sábados, domingos, feriados e datas comemorativas. Idosos e moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara têm 50% de desconto, e entrada é gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês.

Há opções de hospedagem na pousada do Santuário e as reservas podem ser feitas através do site www.santuariodocaraca.com.br ou pelo e-mail centraldereservas@santuariodocaraca.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por