Secretaria de Saúde confirma 13 novas mortes por dengue em apenas uma semana em Minas

Danilo Emerich - Hoje em Dia
Publicado em 12/06/2015 às 18:29.Atualizado em 17/11/2021 às 00:27.
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
(Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Em uma semana, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou 13 novas mortes por dengue em Minas Gerais. Os registros chegam a 43 em menos de seis meses deste ano e chegam perto dos 51 óbitos em 2014. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (12). Na última semana, eram 24 óbitos confirmados em Minas.

Uberlândia e Uberaba concentram a maior parte dos óbitos, totalizando 13 episódios as duas juntas. Belo Horizonte está com duas mortes.

Segundo o levantamento semanal, 8.639 novos casos de dengue foram confirmados nesta última semana em Minas Gerais. Os registros deste ano chegam a 57.847 confirmações, ultrapassando em cinco meses, o total de episódios em todo o ano de 2014, quando 49.360 pessoas contraíram a doença.

Desde o início de junho de 2015, uma nova metodologia de divulgação dos casos, que engloba também os casos suspeitos, está sendo utilizada. Essa metodologia é a mesma utilizada pelo Ministério da Saúde.

A Coordenadora de Programa de Controle da dengue, Geane Andrade, esclarece que os dados divulgados a cada semana não refletem o número de novos casos no período de sete dias, mas englobam os resultados de exames realizados ao longo de várias semanas.

“Agora, a SES passa a divulgar no seu boletim periódico os dados de casos confirmados e casos suspeitos da doença no estado. Os casos suspeitos são aqueles que aguardam resultados de exames laboratoriais para confirmação do diagnóstico. Os casos confirmados já passaram por todo o processo de investigação. Outra alteração que também segue a metodologia do MS é a inserção das informações de casos graves a partir de 2014, logo após a mudança na classificação da doença, orientada pelo órgão federal depois de revisada pela Organização Mundial de Saúde”, explica Geane.

Febre Chikungunya

Em 2015 foram confirmados três casos de Febre Chikungunya em Minas Gerais. Outros 16 casos foram descartados e sete estão em investigação. Um caso confirmado neste ano foi importado da Colômbia e ocorreu em mulher de 27 anos, residente em Viçosa. O outro caso confirmado foi importado provavelmente da Bahia e ocorreu em uma mulher de 41 anos, residente em Belo Horizonte. Em 2014 foram 109 casos notificados, sete confirmados e seis ainda estão em investigação 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por