A Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove, até a sexta-feira (25), campanha de prevenção e diagnóstico para hepatite B e C, em Belo Horizonte. As ações serão realizadas das 8h às 16h, no 2º andar da rodoviária, no Centro da capital. Uma equipe está fazendo o diagnóstico por meio dos testes rápidos, em conjunto com técnicos dos serviços de atenção especializada de HIV/DST/Sífilis e hepatites virais. A ação ocorre em comemoração ao Dia de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.
O teste rápido dura cerca de 30 minutos e os casos positivos serão encaminhados ao serviço especializado, com marcação prévia de consulta. O expectativa é atender pelo menos 500 pessoas e também distribuir 21 mil preservativos masculinos na rodoviária e no entorno da região.
No dia 28 de julho, as ações voltam a acontecer durante o dia no mesmo local, com a presença do grupo de mobilização da SMSA, o Mobiliza SUS-BH, das 9h às 12h. Personagens caracterizados irão abordar o público, informando-os quanto à importância do uso do preservativo, prevenção, vacinação, diagnóstico e tratamento. Serão distribuídos folders e preservativos.
De 28 de julho a 1º de agosto também será intensificada a vacinação contra hepatite nos centros de saúde.
Os testes rápidos para diagnóstico de hepatite B e C, sífilis e HIV na capital estarão disponíveis para a população nos seguintes endereços:
- Centro de Treinamento e Referência / Doenças Infectoparasitárias (CTR/DIP) Orestes Diniz, na avenida Álvaro Celso, 241, bairro Santa Efigênia.
- Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado (CTA), na rua Joaquim Felicio, 141, no bairro Sagrada Família.
- Unidade de Referência Secundária (URS), que fica na rua Paraíba, 890, no bairro Funcionários.
Até junho de 2014 foram notificados 101 casos de hepatite no município, de acordo com a Gerência de Epidemiologia e Informação da SMSA. Em 2013, foram registrados 174 casos, e em 2012 forma feitas 101 notificações da doença. (*Com PBH)