(André Brant)
Após Belo Horizonte antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, todos os municípios mineiros foram orientados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais a seguir a mesma medida.
O órgão recomendou que o início da imunização, inicialmente previsto para o dia 30, seja adiantado para a próxima segunda-feira (25). “Determinando uma data única, conseguimos evitar que pessoas que devem se vacinar tenham que se deslocar de seus municípios a outros, e assim minimizar possíveis problemas de desabastecimento localizados”, explicou o superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said.
Clique aqui e tire dúvidas sobre a gripe
Conforme a SES, o Ministério da Saúde já encaminhou 5,2 milhões de doses ao Estado. O restante necessário deve ser entregue até maio.
Em Minas, a meta é vacinar 4,9 milhões de crianças de 6 meses a 5 anos, idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, presos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto e doentes crônicos.
Leia mais:
Bebê com H1N1 está internado em CTI de hospital em BH
Secretário de Saúde de BH antecipa vacinação da gripe e pede apoio contra o Aedes
Minas registra mais uma morte por H1N1 e chega a quatro óbitos
Prevenção
A SES também orienta a população a adotar hábitos simples, porém muito eficazes para reduzir o risco de adquirir ou transmitir a gripe. Lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar - evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas que podem ser tomadas por todos.