Segunda morte por H1N1 em Minas Gerais este ano é investigada

Tabata Martins - Hoje em Dia
22/05/2013 às 16:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:55
 (Luiz Costa/Arquivo Hoje em Dia)

(Luiz Costa/Arquivo Hoje em Dia)

A segunda morte por Influenza A (H1N1) em Minas Gerais este ano é investigada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A investigação é referente à morte de uma moradora de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

A vítima, de 35 anos, faleceu no último dia 18, no Hospital São Domingos, onde, inicialmente, foi diagnosticada com pneumonia.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde de Uberaba, o estado de saúde da mulher piorou rapidamente, quando ela precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e entubada.

A internação ocorreu no dia 26 de abril e, nesta data, os sinais da gripe, como febre, tosse, falta de ar e apneia, ainda não haviam sido percebidos.

As amostras de sangue foram colhidas no dia 30 de abril e encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias, que fica em Belo Horizonte e será a responsável por confirmar a causa do óbito. Ainda não há previsão para sair o resultado.

A mulher era moradora do bairro Boa Vista.

A primeira morte

De acordo com a SES, a primeira morte por H1N1 de 2013 em Minas ocorreu em Extrema, no Sul do Estado. Uma outra morte por gripe, mas do tipo B, foi  registrada em Pouso Alegre, na mesma região de Minas.

Só este ano, 14 casos de H1N1 foram contabilizados no Estado, sendo 12 do grupo A e dois do B.


Prevenção

 A possível segunda morte por H1N1 foi divulgada no mesmo dia em que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais lançou um plano de combate ao vírus. Por enquanto, a campanha será feita só por meio de mídias, como flyers, cartazes e adesivos de banheiro. O material publicitário será confeccionado em três línguas, português espanhol e inglês.

O previsto é que os cartazes sejam afixados em estabelecimentos comerciais. Já a afixação de adesivo de banheiro irá acontecer nos postos de gasolina de 71 municípios mineiros com alta incidência de casos.

Além disso, haverá plotagens nos elevadores da Cidade Administrativa, anúncios no Facebook da SES, criação de uma “página de entrada” ( landing page) dentro do site da saúde, e-mail marketing e spots para rádio.

A campanha conta, também, com a veiculação de informações sobre prevenção à gripe em sacos de pães, que serão entregues nas padarias das seguintes cidades: Alfenas, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ipatinga, Itaúna, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Nova Lima, Passos, Patos de Minas, Santa Luzia, São João Del Rei, Tiradentes, Uberaba e Uberlândia.

Atualizada às 18h45.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por