A gorila Imbi, que vive no Jardim Zoológico de Belo Horizonte, deu a luz ao segundo filhote de Leon no início da noite de quarta-feira (10). Conforme a Fundação Zoo-Botânica (FZB-BH), mãe e filho passam bem e não se desgrudam. O nascimento ocorreu pouco mais de um mês após a vinda do filhote que Leon teve com Lou Lou (outra fêmea que vive no Zoológico).
Como o parto foi normal não houve a necessidade de nenhuma intervenção por parte dos veterinários da FZB-BH. O sexo do filhote ainda não foi identificado, já que ele fica agarrado ao ventre da mãe nos primeiros meses. Com os dois nascimentos registrados na capital mineira, os primeiros em cativeiro na América do Sul, agora são cinco os gorilas que habitam em BH.
Alunos da Escola Municipal Professora Izaltina Mendonça Meireles, de Pará de Minas, observam o recinto dos gorilas (Foto: Wesley Rodrigues/Hoje em Dia)
Carinho em dose dupla
Leon tem se mostrando um excelente pai, conforme a FZB-BH. Ele tem acompanhado de perto as fêmeas e demonstrando cuidado e carinho com a prole. Os animais estão interagindo de modo bastante natural, com brincadeiras e vocalizações próprias da espécie.
Os gorilas continuam transitando com frequência entre a área de manobra e a área externa do recinto. A rotina alimentar também se mantém com o consumo regular de frutas, sucos, legumes e verduras. Devido à amamentação, as mamães recebem um suplemento de cálcio. Os filhotes são amamentados várias vezes ao dia e aproveitam para receber todo o aconchego das mães.
Nomes
Os nomes dos dois filhotes será feito por votação pública, pela internet, e terá início no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.