No Vale Rio Doce

Seis suspeitos são presos em Minas durante operação da PF contra migração ilegal aos EUA

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de aproximadamente R$ 35 milhões

Bernardo Haddad*
@_bezao
Publicado em 23/08/2024 às 09:42.Atualizado em 23/08/2024 às 10:06.
Suspeitos são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros para os EUA com a finalidade de obter vantagem econômica (Divulgação/ PF)
Suspeitos são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros para os EUA com a finalidade de obter vantagem econômica (Divulgação/ PF)

Seis pessoas foram presas em Minas suspeitas de participarem de um esquema de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Elas foram detidas nesta sexta-feira (23), durante a "Operação Sáfaro", da Polícia Federal. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de aproximadamente R$ 35 milhões. 

Todas as prisões ocorreram na região do Vale Rio Doce, nas cidades de Governador Valadares, Frei Inocêncio, Sapucaia de Guanhães, Central de Minas e Jampruca. 

Os suspeitos são apontados como os responsáveis por enviar as pessoas ilegalmente para os EUA com a finalidade de obter vantagem econômica, pelo esquema conhecido como “cai-cai” - prática na qual famílias inteiras, às vezes constituídas ficticiamente, se entregam com o propósito de evitar ou dificultar o processo de deportação imediato.

As investigações revelaram que mais de 327 brasileiros (incluindo aproximadamente 101 menores de idade) emigraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa, atravessando a fronteira mexicana no deserto até chegar ao solo estadunidense. 

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa.

*Estagiário, sob supervisão de Renato Fonseca 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por