A temperatura máxima em Belo Horizonte nesta quarta-feira (24) pode chegar a 31°C. A meteorológica indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado, mas não há previsão de chuva. A informação é da Defesa Civil.
Já a umidade relativa do ar na capital deve ficar em torno de 35%, à tarde. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que o índice fique entre 40% e 60%.
Para os dias de tempo seco, confira orientações do Ministério da Saúde:
- Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
- Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
- Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
- A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
- Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.
Nessa terça-feira (23), o Hoje em Dia mostrou que uma área de alta pressão na atmosfera promete impactar a temperatura no Brasil, incluindo em Minas, nos próximos dias.
O fenômeno deve fazer os termômetros dispararem no Estado, principalmente em cidades do Triângulo. Para alguns meteorologistas, o cenário configura uma onda de calor. Outros não cravam tal situação, mas fato é que o mineiro já pode deixar a postos regatas e outras peças de roupa mais leves.
Em Minas, a área de pressão atuará como um bloqueio atmosférico por uma sequência de dias, dificultando a chegada de frentes frias, resultando na manutenção do ar seco e intensificação do ar quente.
Apesar de confirmar que as temperaturas vão subir em Minas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não classifica a situação como “onda de calor”. De acordo com o órgão, o fenômeno só se caracteriza quando a temperatura fica cinco graus acima da temperatura mensal por três dias consecutivos, o que ainda não ocorreu.
A previsão do Inmet é a de que até o próximo sábado (27) as temperaturas se mantenham elevadas na capital mineira.
Leia mais: