(Roger Victor / Defesa Civil BH)
A primeira semana de janeiro foi de muita chuva na capital mineira, o que contribuiu com o alto número de ocorrências. Segundo levantamento da Defesa Civil de Belo Horizonte, divulgado neste domingo (6), só nos primeiros seis dias do mês, foram registradas 159 ocorrências, a maioria ligada aos temporais, com destaque para os deslizamentos de encostas, que somam 22 chamados.
Também aparecem em maior número as trincas em imóveis, 16 ocorrências; o risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos, 12; e o risco de danificação ou destruição de habitações, 11. O órgão ainda atendeu ao longo da semana ocorrências por trincas e rachaduras em muros, risco de desabamentos de muros, erosões e infiltrações.
Previsão
Por causa do solo encharcado, a Defesa Civil emitiu alerta na última semana de risco geológico moderado, ou seja, risco de novos deslizamentos. Há tendência para novas pancadas até 23h de terça-feira (8).
Neste domingo, Belo Horizonte registra calor intenso. A temperatura máxima na capital mineira deverá atingir os 31 graus no período da tarde e não há previsão de chuva, conforme boletim da Defesa Civil Municipal.
Durante todo o domingo, o céu permanecerá ensolarado a parcialmente nublado. Com o clima quente, a umidade relativa do ar fica em baixa, em torno de 40%.
A previsão é que a segunda quinzena de janeiro seja menos chuvosa.
* Com Simon Nascimento
Leia mais:
Dezembro teve o equivalente a três deslizamentos de terra por dia em BH
Segunda semana de janeiro deve começar com céu claro e tempo seco na capital
Mortes por chuvas em Minas chegam a 18