O Senac Minas criou um glossário em Libras que pode ser utilizado por estudantes e profissionais de Administração e Finanças, além de pessoas da comunidade surda e o público em geral - que utiliza a linguagem dos sinais para se comunicar - e quer saber mais a respeito dos dois temas
O material foi desenvolvido para apoiar alunos dos cursos de gestão, com o objetivo de amenizar barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes, especialmente em espaços educacionais. É colaborativo e já reúne mais de 200 palavras.
O glossário, na avaliação do Senac Minas, representa um avanço importante para o mercado e para a expansão do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), sistema linguístico utilizado na interação com grande parte das pessoas surdas no Brasil.
Ele foi elaborado, inicialmente, para ajudar no entendimento e na interpretação do conteúdo dos cursos de Gestão do Senac, suprindo uma necessidade de alunos surdos e intérpretes de Libras. Possui transcrição de português para Libras de expressões usadas corriqueiramente nas disciplinas, mas que, muitas vezes, ainda não tinham correspondência na língua de sinais, como branding, coaching, deadline, e-commerce, entre outros.
“Iniciamos o Glossário de Libras com foco nas áreas administrativas, por conter termos mais gerais, que são utilizados em muitos contextos, pessoais e profissionais, porém nem
sempre são de fácil compreensão, até mesmo para os ouvintes. E a comunicação em sala de aula é um dos pontos fundamentais para um processo de aprendizagem de qualidade, que precisa envolver trocas e protagonismo de todos os alunos”, explica a analista de Educação do Senac, Laura Boaventura.
Educação bilíngue
Com o Glossário, será possível acessar, em Libras, o significado dos principais verbetes dos cursos de gestão, assim como, na maioria dos casos, entender sua aplicação em uma frase (exemplos de uso). Vários sinais não existiam e foram criados por Daniel Miranda, docente do Senac em Betim, que também é surdo.
Ele conta que, para executar o projeto, foi necessário conhecimento prévio em Administração e dos sinais já dominados pela comunidade surda.
“Agora é o momento de inclusão para todos. Muitos surdos têm dificuldade em obter informações sobre empreendedorismo e abrir um negócio, pois não estavam preparados”, ressalta.
De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2020, cerca de 5% da população brasileira é surda, o que corresponde a mais de 10
milhões de pessoas. Desse total, aproximadamente 2,7 milhões possuem surdez profunda. Nesse contexto, uma parcela das pessoas com deficiência auditiva se comunica apenas por meio
da Libras, o que indica que o ensino da língua de sinais pode garantir uma educação mais inclusiva.
Espaço colaborativo
Para acessar o Glossário de Libras em Administração, basta acessar http://bit.ly/glossariosenaclibras. E a colaboração de todas as pessoas é muito importante, pois existem centenas de expressões específicas da área. Quem quiser enviar uma contribuição precisa encaminhar ao Senac a sugestão da palavra a ser adicionada à playlist, juntamente ao vídeo mostrando o sinal desse termo em Libras e o exemplo de aplicação em uma frase. O
material passará por uma análise técnica. Se aprovada, a contribuição será incluída na playlist do Glossário. As propostas devem ser direcionadas para os e-mails:
jessica.maciel@mg.senac.br e juliana.gaudencio@mg.senac.br.