Será enterrado nesta quinta-feira o garoto de 8 anos que morreu após ser arrastado por enxurrada

Ana Clara Otoni - Hoje em Dia
14/03/2013 às 08:38.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:52

Será enterrado nesta quinta-feira (14) o corpo do garoto de 8 anos que foi arrastado pela enxurrada durante uma forte chuva em Juiz de Fora, na Zona da Mata, no fim da tarde dessa quarta-feira (13). Kauan das Dores da Silva é a 24ª vítima da chuva em Minas Gerais no período 2012/2013. O horário do seputaltamento ainda não foi definido, já que até as 8h, o corpo dele não havia sido liberado pelo Instituto Médico-Legal.

Kauan voltava da escola com o irmão, de 16 anos, quando foi arrastado pela enxurrada na rua Humberto Berzoini, uma via ingrime, do bairro Santa Luzia. De acordo com o relato do irmão do garoto aos policiais do 27º Batalhão da Polícia Militar, ele não viu quando o irmão mais novo caiu e só percebeu o corpo dele sendo arrastado pela força da água. Segundo os policiais, Kauan desmaiou e se afogou. O corpo dele foi encontrado preso debaixo de um Gol, que estava estacionado na via.

Desesperado, o irmão mais velho de Kauan foi até a companhia da Polícia Militar que ficava a cerca de 150 metros do local do incidente. Os militares chegaram a acionar o Corpo de Bombeiros, mas foi a própria equipe da polícia que socorreu o garoto para o Hospital de Pronto-Socorro de Juiz de Fora. Porém, Kauan já estava morto.

Kauan das Dores da Silva era aluno do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Oswaldo Veloso e o irmão dele tinha costume de buscá-lo depois da aula. De acordo com a diretora do colégio, Ana Paula Xavier, o garoto era dócil e muito tranquilo. A família dele era atuante na vida escolar do garoto e, segundo a diretora, a morte dele foi uma perda lamentável. “Ainda não tivemos contato com a família dele, estamos tentando, mas é tudo muito triste”, afirmou. Nesta quinta-feira (14), a escola está “praticamente fechada”, segundo a diretora, devido à paralisação da rede pública. “Apenas duas turmas estão tendo aula de manhã e duas à tarde”, disse Ana Paula.

Danos

A Defesa Civil de Juiz de Fora informou que foram registrados 30 mm de chuva nessa quarta-feira, o que corresponde a 25% do esperado para todo o mês de março na cidade. Segundo o órgão, vistorias em residências da cidade serão realizadas nesta quinta-feira. Uma casa no bairro Grajaú foi completamente destelhada devido ao vento forte, uma família ficou assustada e acionou a Defesa Civil após a residência deles, no bairro Olavo Costa, ser invadida pela lama. Segundo o engenheiro Admilson Frederico de Carvalho, a rua Diva Garcia, no bairro Linhares, ficou tomada pelo barro e o assoreamento foi registrado pelo órgão. De acordo com a Polícia Militar, os bairros mais afetados pelo temporal foram: Sagrado Coração, Olavo Costa, Bom Pastor e São Pedro.

O Corpo de Bombeiros da cidade informou que não registrou nenhuma ocorrência em decorrência da chuva em Juiz de Fora. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deve incluir, nos próximos dias, a morte de Kauan na relação de mortos em decorrência da chuva.

Situação do Estado

Até agora, 24 mortes foram registradas no período de chuva de 2012/2013. O número supera o balanço do ano passado, quando 20 pessoas perderam suas vidas em decorrência da chuva. Em Minas Gerais, 32 cidades decretaram situação de emergência devido à chuva. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) contabiliza que 6.445 pessoas estão desalojadas no Estado, sendo 4.500 em Bambuí, no Centro-Oeste Mineiro. Cerca de 612 casas foram danificadas, 46 foram completamente destruídas, sendo 310 obras de infraestrutura danificadas no Estado e ainda 59 destruídas, conforme a Cedec. A Cedec contabiliza ainda que 437 pessoas perderam suas casas e estão desabrigadas.

Além disso, 13 ficaram feridas. Na temporada passada, 239 cidades decretaram situação de emergência. O caos, a lama e o desespero fizeram com que 106.618 pessoas ficassem desalojadas e 9.594 desabrigadas, de acordo com o levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais em relação ao período de 2011/2012.

Fique atento em casos de chuva, veja como agir:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por