Incêndios estão destruindo vegetações de grandes serras de Minas Gerais, como a Serra do Caraça, do Brigadeiro, do Pau Furado, entre outras. A alta temperatura e a baixa umidade relativa do ar detectada no Estado nos últimos dias podem ter contribuído para as diversas ocorrências.
O Corpo de Bombeiros entrou nesta quinta-feira (12) no 2° dia de operação no entorno da Serra do Caraça, entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, na região Central do Estado. Os militares informaram que estão combatendo três frentes do incêndio: Alto da Serra, Cachoeira do Capivari e Casa Nova.
Ao todo, quinze brigadistas atuam no combate direto. Os bombeiros também irão avaliar se necessitam da aeronave Air Tractor - aviões próprios para transporte e dispersão de água.
No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, em Araponga, na Zona da Mata, os bombeiros iniciaram o 11° dia de operações contra as chamas. Foi realizado um sobrevoo na área que identificou um incêndio na área de transição entre Carangolinha e Araricá continua.
Equipes serão lançadas para combate a incêndio em Carangolinha e Matipó. Outro grupo será lançado por via terrestre na frente de Jacutinga/ Araponga para monitoramento e combate em reignição. Também será feita a avaliação para o início dos lançamentos por Air Tractor. Ao todo, 22 bombeiros e 37 brigadistas participam do combate às chamas na região.
Já no entorno do Parque do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, os militares entraram no 12° dia de combate ao incêndio. Após uma reunião estratégica, as equipes foram deslocadas para o campo para monitorar áreas queimadas e pontos de rescaldos. Sete bombeiros e seis brigadistas atuam no local.
No Sul de Minas, no Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio, em Andrelândia, os bombeiros iniciaram o reconhecimento do incêndio sob os primeiros raios solares do dia para elaboração da estratégia de combate com apoio aéreo. Treze militares e seis brigadistas contribuem no combate às chamas.
No Parque Estadual Serra do Sobrado, em Pedro Leopoldo, na Grande BH, os militares abriram o 2° dia de operação. Equipes de Bombeiros e brigadistas no local realizaram o combate direto às chamas. Ao todo, 14 agentes atuam na região.