Serra do Cipó vai dar ‘boas-vindas’ com novas atrações

Rosildo Mendes - Hoje em Dia
02/03/2014 às 09:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 16:22
 (Cristiano Machado)

(Cristiano Machado)

Os turistas que pretendem visitar um dos principais destinos de ecoturismo em Minas, o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central do Estado, durante este Carnaval, devem redobrar a atenção. Por causa das obras de melhorias e instalação de novas atrações, o acesso à Portaria do Retiro, na rodovia MG-010, está interditado desde o início da semana passada, por tempo indeterminado.

Porém, a visitação às principais atrações, como o Cânion da Bandeirinha (“Desfiladeiro”), a 12 quilômetros da sede, e a Cachoeira do Sobrado (“da Farofa”), a oito quilômetros, poderão ser feitas pela Portaria da Areia (Junto à Pousada Cipó Veraneio).

A unidade está entre os 16 parques nacionais do país que farão parte de uma campanha de incentivo ao turismo, do Instituto Chico Mendes, em parceria com o Ministério do Turismo. A veiculação da campanha acontecerá em abril e maio, no período de obras.

Entre as benfeitorias previstas estão a instalação de placas de sinalização, estacionamento às margens da MG-010,próximo ao monumento em homenagem ao “Juquinha”, passarela para pedestre sobre o rio Cipó, duplicação de pontes e calçamentos.

Além disso, está sendo erguido um mirante dentro do parque para monitorar focos de incêndio. Serão ainda instalados banheiros e pontos de apoio aos visitantes na área interna do parque. O investimento estimado é de R$ 21 milhões.

Na primeira etapa, serão construídos 1.600 metros de via, com 12 metros de largura, passeio e ciclovia, a partir da portaria principal às margens da MG-010, sendo 800 metros no interior da unidade e 800 na atual via municipal de acesso. O conjunto de intervenções prevê ainda o calçamento de seis quilômetros de via na área interna da unidade, com três metros de largura, melhorando o acesso de ambulâncias e carros de combate a incêndios.

Conforme o analista ambiental do Instituo Chico Mendes, Edward Elias Júnior, as obras são contrapartidas ambientais do Departamento de Estradas e Rodagens de MG (DER). “As intervenções são referentes aos processos de autorizações para o asfaltamento da MG-010 no trecho córrego Vacaria-Conceição do Mato Dentro, asfaltamento da rodovia que liga a Serra do Cipó a Santana do Riacho e da via de ligação entre a MG-010 e Morro do Pilar”, explicou.

Segundo ele, as melhorias na área interna da unidade já foram iniciadas. Do lado de fora da unidade, a duplicação da MG-010, com a instalação de ciclovia e pista de passeios no trecho entre a ponte sobre o rio Cipó e o Véu da Noiva serão entregues em breve. Outras começarão a ser executadas neste mês, como a construção de uma rotatória de acesso ao Vau da Lagoa/Serra Morena, a duplicação da pista da ponte sobre o córrego Soberbo, a reforma e construção de passarela para pedestres junto à ponte sobre o rio Cipó, a revitalização do mirante da “Santinha” e adequação de estacionamentos na parada do “Juquinha” e no mirante.

Antes de entrar no parque, o visitante deverá preencher um formulário com nome completo, telefones para emergência e roteiro durante a permanência no local. “Este cadastro é essencial para que possamos não só controlar o número de visitantes, mas também trabalhar pela segurança, tanto nas trilhas quanto em possíveis operações de salvamento”, explicou Edward Elias, para dar segurança, conforto e qualidade no atendimento aos visitantes.

Unidade deve receber 20 mil visitantes no Carnaval

Opções de banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, o paraíso ecológico chamado Serra do Cipó deve atrair cerca de 20 mil turistas durante este Carnaval, segundo o analista ambiental do Instituo Chico Mendes (ICM/Bio), Edward Elias Júnior. 

A dica para os foliões é procurar andar nas trilhas sempre em grupos. Consumir bebidas alcoólicas dentro do parque e nas cachoeiras é proibido. Durante a caminhada o visitante deve usar protetor solar, boné, calçados adequados e sempre levar comidas e água nos passeios, além de recolher todo o lixo produzido na caminhada. 

O gerente da Pousada Cipó Veraneio, Wagner Della Aversana, destaca que nos fins de semana e feriados os turistas aproveitam para prática de esportes e lazer nas trilhas, cachoeiras e rios, em meio à fauna e à flora exuberantes. “O parque é uma âncora de atrativos. Por isso, é preciso cuidar, evitando fogueiras e retiradas de plantas e animais nativos do local”, alertou.

O casal Leandro Haydn e Camila Lima, que veio de Goiás para conhecer os atrativos da Serra do Cipó concorda com o gerente e acrescenta: “Além da beleza das cachoeiras e rios, a comida mineira é saborosa. Após aproveitar o melhor da gastronomia, fomos conhecer as lagoas e as cachoeiras com as águas claras do parque”, disse Leandro.

Diversidade

Além disso, o casal observou que nas trilhas foi possível visualizar a grande diversidade da flora e da fauna e as curiosas rochas pontiagudas presentes em toda a área da unidade. As paisagens amplas e impressionantes, repletas de flores de todas as cores em várias épocas do ano chamaram a atenção do casal carioca Luan Duarte e Camila Silva. “A natureza do cerrado é linda. O colorido das flores é um destaque à parte”, afirmou Camila.

No entanto, o casal reclamou da cerca instalada no terreno onde fica a estátua do “Juquinha” (umas das atrações do passeio) e do cadeado na porteira, impedido a entrada dos visitantes. “Na internet as imagens mostram um espaço aberto e quando chegamos aqui deparamos com esse cadeado”, lamentou o casal.

O ambientalista Edward Elias informou que o terreno é particular e o proprietário cercou o local para evitar vandalismo. “Lá está sendo construído um restaurante e o DER vai criar um estacionamento às margens da MG-010, em frente ao Juquinha. Acredito que o dono da terra não proibirá a entrada de visitantes”, explicou ele, destacando que para evitar danos ao meio ambiente, nos dias de folia, os visitantes serão orientados a recolher o lixo, separando o resíduo orgânico dos materiais recicláveis.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por