Servidora da Previdência Social e mais oito pessoas presas por fraude em pensões

Rosildo Mendes - Do Hoje em Dia
06/11/2012 às 12:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:55

Pelo menos nove pessoas foram presas, entre elas uma servidora da Previdência Social da Bahia, durante uma operação da Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (6).
Segundo a PF, a ação denominada “Carpe Diem” desarticulou uma quadrilha que fraudava a Previdência Social nos estados de Minas Gerais e Bahia. Estima-se que o prejuízo causado aos cofres públicos ultrapasse 8 milhões de reais.

As investigações realizadas em conjunto com o Ministério da Previdência Social começaram em abril de 2011, para apurar denúncias de irregularidades na concessão de benefícios previdenciários, em especial, pensão por morte.

Conforme a PF, a quadrilha criava pessoas fictícias, a partir de registros de nascimento falsos ou com conteúdos falsos para recebimento de pensão por morte previdenciária junto à Previdência Social. Os membros do grupo serão indiciados pela prática de estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.

Entre os investigados há uma servidora da Previdência da Bahia, que prestava assessoria ao grupo a partir de averiguações feitas nos sistemas da Previdência social.

Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. A ação contou com a participação de 59 policiais federais e seis servidores do Ministério da Previdência Social.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por