Cerca de 150 servidores da rede estadual de saúde fazem, nesta segunda-feira (30), um protesto na área hospitalar de Belo Horizonte.
Os trabalhadores se concentraram, pela manhã, em frente ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII e, após, fizeram uma caminhada até a sede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), passando pela avenida Alfredo Balena.
Durante a manifestação, eles ocuparam uma faixa da via, deixando o trânsito mais lento, mas sem provocar grandes retenções na região.
De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG), a categoria protesta contra uma atitude da Fhemig, que teria descumprido o acordo firmado no fim da greve e cortado os dias em que os servidores paralisaram.
Na quarta-feira, dia 1º de agosto, os servidores de todas as gerências regionais de saúde do Estado vão parar os trabalhos novamente. Segundo o Sind-Saúde, eles reclamam que não receberam uma gratificação paga aos funcionários da Fhemig, além de outras reinvidicações que não foram atendidas.
A categoria ficou em greve por quase 30 dias e voltou a trabalhar no dia 13 de julho. O sindicato descarta uma nova paralisação prolongada e diz que a movimentação desta semana é apenas para alertar o governo.