Investimento de R$ 3 bi

Sete novas estações, 10,5 km e mais 24 trens: veja detalhes da linha 2 do metrô de BH

Nova linha deve começar a operar em 2028

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.con.br
16/09/2024 às 15:53.
Atualizado em 16/09/2024 às 17:02

Local teve obras iniciadas nesta segunda-feira (Maurício Viera / Hoje em Dia)

Foram iniciadas nesta segunda-feira (16) as obras para a construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte. Uma série de investimento está prevista na intervenção, que vai ligar a região Oeste da capital ao Barreiro.

Toda a operação da construção da nova linha do metrô custará aos cofres públicos mais de R$ 3 bilhões. O trajeto tem 10,5 km, onde serão construídas sete novas estações:

  • Nova Suíça
  • Amazonas
  • Nova Gameleira
  • Nova Cintra
  • Vista Alegre
  • Ferrugem
  • Barreiro

Para atender a todas as estações previstas, serão adquiridas mais 24 composições, cada uma com quatro carros, que serão fabricadas pela empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, prometendo transportar, em média, 56 mil pessoas por dia.

A empresa já iniciou a fabricação das composições. A expectativa é a de que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026. Elas vão operar nas linhas 1 e 2.

Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.

Cronograma nova linha do metrô

A expectativa é a de que as estações sejam concluídas por etapas, de acordo com cronograma previamente estabelecido, começando por Nova Suíça e Amazonas, que devem ficar prontas em 2026. 

A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está prevista para 2028.

Entenda o investimento de R$ 3 bilhões

Ao todo, o investimento projetado é de R$ 3,7 bilhões, ao longo de 30 anos do contrato de concessão.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões de aportes públicos para o metrô, dos quais R$ 2,8 bilhões do governo federal e cerca de R$ 440 milhões do Governo de Minas, provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. 

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