Representantes dos sindicatos dos proprietários de jornais e revistas de Minas Gerais (Sindijori-MG) e de Belo Horizonte (Sinejori-BH) aprovaram nesta terça-feira (27) a unificação das associações, que lutam pela defesa e coordenação dos interesses econômicos das empresas do setor em todo o Estado. O acordo segue agora para o Ministério Público do Trabalho (MPT), afim de ser consolidado. A previsão é que a fusão seja aprovada entre 60 e 90 dias.
Segundo os sindicatos da capital e do interior, o objetivo é fortalecer o trabalho dos jornais, revistas e mídias digitais em Minas. “Com essa união, fica facilitado esse alinhamento e a representatividade do setor perante o poder público e mercado publicitário, por exemplo. O sindicato passará a cuidar dos filiados de maneira única”, afirma o presidente do Sinejori, Paulo André Nacife.
Atualmente, Sindijori-MG e Sinejori-BH somam 147 associados. A proposta de unificação estava sendo cuidadosamente avaliada por eles. “É uma grande conquista. É importante todo mundo saber que seremos um só sindicato quando alguém precisar recorrer. Vamos comemorar a unificação”, acrescenta Nacife.
O encontro que confirmou a união dos sindicatos ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Além de Paulo Nacife, participaram da assembleia o presidente do Sindijori, Rodrigo Fernandes, e representantes de jornais de BH e cidades do interior, dentre eles o diretor executivo do Hoje em Dia, Júnior Lopes.