O sistema Paraopeba, composto por três reservatórios e que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, registrou nesta segunda-feira (6) o nível mais alto em seis meses. Após registrar a marca de 39% de sua capacidade no primeiro dia do mês de abril, o volume de água tem subido e chegou a 39,3%, a maior marca registrada no ano de 2015.
Após atingir uma média de 40,1% no mês de outubro de 2014, esta é a primeira vez que o índice volta a se aproximar desta marca, em seis meses, quando foi registrada quedas gradativas do nível de água do sistema.
O mês de março choveu 40% acima da média histórica em Belo Horizonte. O dado é do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e no mês de fevereiro, 20,37% dos consumidores diminuíram o uso de água em mais de 30%, na comparação com o mesmo período de 2014.
O Sistema Paraopeba é formado por três reservatórios, Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores.