Sistema Paraopeba atinge pior nível da história e a tendência é piorar

Hoje em Dia
Publicado em 28/09/2015 às 20:09.Atualizado em 17/11/2021 às 01:53.

O Sistema Paraopeba atingiu, nesta segunda-feira (28), o pior nível da história. Conforme a medição diária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o nível foi de 26,6%. No sábado (26) e domingo (27), o sistema também apresentou percentuais bastante baixos, de 26,9% e 26,8%, respectivamente. O reservatório é responsável pelo abastecimento de água da Grande BH.

De acordo com a assessoria de imprensa da Copasa, a tendência é que o nível de água do sistema fique cada dia pior “até que comece a chuva”. Apesar disto, em nota, a empresa garante que o problema não afetará o abastecimento. "A água armazenada nos reservatórios do Sistema Paraopeba é suficiente para garantir o abastecimento de toda a população atendida pelo sistema na RMBH até o mês de janeiro, considerando-se um cenário com ausência de chuvas durante o período e que os atuais índices de economia de água por parte da população sejam mantidos”, diz a nota.

A Copasa informou que, em dezembro, será inaugurada a obra de captação de 5 mil litros de água por segundo do Rio Paraopeba, o que permitirá a recuperação dos reservatorios durante o período de captação.   retirada da água será feita preferencialmente nos meses chuvosos, quando a vazão do Rio Paraopeba é abundante.

“Essa intervenção vai viabilizar a distribuição de água para a população da RMBH ao mesmo tempo em que permitirá a acumulação de água dos reservatórios do Sistema Paraopeba para o enfrentamento do período seco. Com essa obra, o risco de desabastecimento na RMBH fica afastado para os próximos anos”, afirma a nota.

Atualizada às 20h55

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por