Com a greve dos servidores municipais da capital mineira, o BH Resolve está fechado desde a semana passada. Mas o cidadão que precisa solicitar serviços oferecidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) pode obtê-lo por meio do Portal de Informações e Serviços. Conforme o Executivo, no site estão disponíveis 170 serviços de auto-atendimento.
Desse total, 125 podem ser solicitados pelo Sistema Informatizado de Atendimento ao Cidadão (SACWEB), pela internet ou por meio do número telefônico 156. Depois do registro da solicitação, o cidadão recebe um protocolo para acompanhamento da demanda.
Pelo site ou pelo telefone podem ser solicitados emissão de 2ª via de IPTU, alvará de localização e funcionamento imediato, certidão negativa de débito, guias imobiliárias, consulta prévia informatizada, além de serviços como controle de roedores, corte ou poda de árvore em logradouros públicos, tapa-buraco, prevenção e controle de focos do mosquito transmissor da dengue, fiscalização de descarte irregular de lixo, resíduos de poda, terra, entulho e bota-fora e vistorias.
Greve
Os servidores municipais de BH estão em greve desde a última quarta-feira (7). Eles reivindicam reajuste salarial de 15%; aumento do vale-alimentação para R$ 28; realização de concurso público; fim da terceirização de serviços na prefeitura; entre outros pontos. Ao todo, são 15 reivindicações entregues à PBH no dia 19 de março, data de lançamento da campanha salarial dos trabalhadores.
Na segunda-feira (12), a PBH manteve a proposta de 5,56% e um acréscimo de 5,88% no vale-alimentação, ambos a partir de outubro. O Sindibel rejeitou a proposta e apresentou uma contraproposta, dividindo o reajuste em três vezes.
Uma nova assembleia da categoria foi agendada para ocorrer na quarta-feira (14), às 14 horas, na Praça da Estação. Na ocasião, os grevistas irão decidir os rumos da greve.