SLU faz operação para recolher 105 toneladas de lixo no Mineirão e Expominas

Hoje em Dia
Publicado em 12/06/2014 às 11:37.Atualizado em 18/11/2021 às 02:58.
O recolhimento de lixo em Belo Horizonte durante a Copa do Mundo vai contar, também, com a coleta de materiais recicláveis, é o que garante a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da Prefeitura Municipal. 
 
Para o Mineirão e o Expominas, pontos com maior concentração de pessoas durante eventos do Mundial, serão instalados, respectivamente, 97 e 58 contêineres, com capacidade de 240 litros para coleta de resíduos comuns. Nos locais, catadores de lixo irão realizar o recolhimento de materiais recicláveis dos contêineres, que serão transportados para galpões de processamento e triagem. O processo vai contar com o auxílio de 10 caminhões exclusivos para a coleta seletiva. Garis também vão varrer o estádio e o centro de convenções antes, durante e após os jogos e shows.
 
De acordo com o planejamento da SLU, está previsto o recolhimento de mais de 105 toneladas de lixo no Mineirão e no Expominas durante a Copa do Mundo. São esperadas cerca de 15 toneladas de resíduos comuns no estádio por jogo e 10 toneladas por dia de festa no centro de convenções. 
 
Outros pontos de instalação de contêineres previsto no planejamento são os Pontos de Verificação de Pessoas (PVP), Pontos de Verificação de Veículos (PVV) e os sete terminais de embarque e desembarque de torcedores. A SLU também vai utilizar de quatro caminhões-pipa para garantir a limpeza de ruas e avenidas e vai contar com um plantão para realizar mutirões de limpeza em casos de manifestações.
 
Os resíduos comuns coletados na capital vão ser destinados ao Aterro das Macaúbas, localizado na Rodovia MG-05, em Sabará, na região Metropolitana de BH, e também à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da própria SLU, no bairro Jardim Filadélfia, região Noroeste da capital.
 
O plano de contingência vai atuar entre os dias 12 de junho e 13 de julho, em todas as nove regiões de Belo Horizonte. As equipes de plantão vão ser compostas por seis garis, um caminhão basculante, um caminhão com carroceria e um caminhão-pipa. Ao todo, serão 430 catadores de lixo atuando na capital.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por