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Sob novo contrato, metrô de BH reduz tempo de viagem entre estações

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
23/06/2023 às 13:55.
Atualizado em 23/06/2023 às 14:17
Aos domingos e feriados, os intervalos são de 15 minutos durante todo o dia (Divulgação/Metrô BH)

Aos domingos e feriados, os intervalos são de 15 minutos durante todo o dia (Divulgação/Metrô BH)

Boa notícia para os usuários do metrô de Belo Horizonte e da região metropolitana da capital. Três meses após a assinatura do contrato de concessão do serviço, o tempo médio das viagens entre a estação Eldorado, em Contagem, e a estação Central, em Belo Horizonte, foi reduzido de 25 minutos e 42 segundos (registrado em março) para 18 minutos e 54 segundos (em junho).

No sentido contrário, entre a estação Vilarinho e a estação Central, também houve redução, passando de 25 minutos e 42 segundos em março, para 25 minutos e 30 segundos em junho.

A redução foi possível a partir da utilização de estratégias operacionais inteligentes na circulação de trens implementadas pela concessionária Metrô BH. A expectativa da empresa é que o tempo seja reduzido ainda mais nos próximos meses, proporcionado o deslocamento cada vez mais rápido e eficiente para os usuários.

Concessão

O metrô da Região Metropolitana de BH foi concedido à iniciativa privada em 22 de dezembro do ano passado, em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo. O consórcio Comporte Participações foi o vencedor da disputa.

A concessionária Metrô BH será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos. A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.

Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.

Melhorias

As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente e estações, iluminação, hidráulico, entre outros, resultando em melhoria na qualidade de prestação de serviço ao usuário, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens.

No dia 15/6, foram iniciados os testes para oferecer internet wi-fi gratuito nos trens. A expectativa é que até o fim de julho o serviço esteja em pleno funcionamento nos trens e estações.

O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel.

* Com informações da Agência Minas

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