O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais subiu para onze, segundo dados atualizados pela Defesa Civil estadual nesta quarta-feira (1º). O último óbito foi registrado em Alterosa, no Sudoeste do estado, onde uma mulher de 22 anos foi arrastada por uma tromba d'água enquanto pescava.
Além de Alterosa, cidades como Uberlândia, Ipanema, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Raul Soares, Nepomuceno e Capinópolis registraram mortes em decorrência de alagamentos, deslizamentos e outros eventos relacionados às fortes chuvas.
Situação crítica em diversas cidades
A Defesa Civil estadual informou que 35 cidades mineiras estão em situação de emergência ou estado de calamidade pública. O órgão também registrou 172 desabrigados e 1.209 desalojados em todo o estado.
As autoridades alertam para os riscos de deslizamentos e inundações, principalmente em áreas de risco. A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de encosta, não se abrigar embaixo de árvores e manter distância de rios e córregos. Em caso de emergência, o número para contato é 199.
Previsão de mais chuvas
A previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias. Hoje océu fica nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Rio Doce, Mucuri e Zona da Mata. No Norte e Jequitinhonha. Demais regiões, céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As temperaturas em território mineiro devem variar entre mínima de 13°C e máxima de 36°C.