A cidade de Glaucilândia, localizada no Norte de Minas, teve sua situação de anormalidade reconhecida pelo governo estadual nesta quarta-feira (4). Com isso, o município se junta a outros 17 mineiros que enfrentam dificuldades em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas.
As chuvas intensas do dia 25 de novembro causaram diversos danos em Glaucilândia, mas a prefeitura e a Defesa Civil ainda não divulgaram um balanço completo dos prejuízos. No entanto, com o reconhecimento da situação de anormalidade, o município terá acesso facilitado a recursos estaduais e federais para realizar os reparos necessários.
Caso a situação seja reconhecida em âmbito nacional, a população de Glaucilândia também poderá sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma medida que visa auxiliar as pessoas que tiveram seus imóveis danificados ou destruídos pelas chuvas.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, o número de desabrigados e desalojados em todo o estado se mantém estável nas últimas horas. Atualmente, são 315 pessoas desalojadas, que precisaram deixar suas casas devido aos riscos de deslizamentos ou inundações, mas que encontraram abrigo com familiares ou amigos. Já 140 pessoas estão desabrigadas e necessitam de abrigos públicos.