Sobe para 18 o número de mortes por gripe suína em Minas

Celso Martins - Do Hoje em Dia
24/07/2012 às 08:17.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:47

(ANDRE BRANT)

Mais um homem, de 60 anos, morreu em Frutal, no Triângulo Mineiro, com suspeita de gripe suína. O caso está sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade e se confirmado o Estado passará a contar com 18 mortes provocadas pelo vírus H1N1. A Secretaria de Estado de Saúde (SES), desconhecesse esse caso, pois é apenas suspeita.

Na tarde de segunda-feira (23), um paciente foi internado com os sintomas da gripe suína no Hospital Municipal Frei Gabriel com quadro de insuficiência respiratória. O secretário de Saúde da cidade, José Plínio dos Reis, confirmou a internação e a morte do paciente poucas horas depois de ele dar entrada na unidade.

Ele explicou que o caso é apenas uma suspeita e que o homem apresentava tosse, como sintoma da gripe. Segundo o secretário, o material para exames foi recolhido e enviado para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. O resultado deve ficar pronto em 20 dias.

No dia 25 do mês de junho, em Frutal, um paciente, também de 60 anos, morreu por causa da gripe H1N1. O caso foi confirmado no dia 11 de julho. O paciente apresentou os sintomas clássicos da gripe, como febre, tosse, dor no peito, falta de ar e dor no corpo.

De acordo com a SES, em todo o Estado, já foram confirmados 41 casos de gripe suína. No boletim divulgado pelo órgão constam 15 mortes, mas não aparecem dois óbitos provocados pelas complicações da doença em pacientes de Belo Horizonte.

A Secretaria Municipal de Saúde da capital afirma que usa o mesmo banco de dados do Estado para informar as mortes causadas pelo H1N1. Um dos óbitos registrados em 2012, segundo a secretaria, foi de um paciente que contraiu o vírus no ano passado.

A outra morte foi de um paciente do interior. Ele estava internado em um hospital de BH e, por isso, o óbito entrou para as estatísticas da capital. A SES afirma que não recebeu nenhuma notificação da rede municipal sobre os dois casos. No ano passado, a gripe suína matou quatro pessoas em Minas Gerais.

Imunização

A segunda dose da vacina contra a gripe suína será aplicada até 31 de julho nos 147 postos de saúde de Belo Horizonte. Ela estará disponível para gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos.

Segundo a SMSA, neste ano, 384.673 pessoas foram imunizadas em BH, o que corresponde a 97% do público alvo. O teto estabelecido pelo Ministério da Saúde é de 80%.

A vacina contra a gripe suína também é gratuita para pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, hipertensos, mas é preciso que haja indicação médica. As doses são encontradas em todas as unidades de saúde do Estado.

Balanço da SMSA mostra que, na capital, foram vacinadas 64.476 crianças; 59.293 trabalhadores da área de saúde; 240.080 idosos e 20.824 gestantes. A campanha foi realizada no dia 5 de maio. A vacina é contraindicada apenas para quem tem alergia a ovo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por