As fortes chuvas que atingem Minas Gerais continuam causando estragos. De acordo com o boletim da Defesa Civil, divulgado neste domingo (12), o número de municípios que decretaram situação de emergência subiu para 56.
As últimas cidades a terem seus decretos reconhecidos pelo Estado são:
- Claro dos Poções, no Norte de Minas,
- Pavão, no Vale do Mucuri,
- Itabirinha, no Vale do Rio Doce,
- Dom Silvério, na Zona da Mata,
- Guiricema, na Zona da Mata,
- Argirita, na Zona da Mata.
Com este novo aumento, a situação se torna ainda mais crítica, com diversas localidades enfrentando inundações, deslizamentos de terra, destruição de pontes e isolamento de comunidades.
Em Pavão, algumas comunidades ficaram ilhadas, e mais de 100 pessoas precisaram deixar suas casas. Em Dom Silvério, a situação não foi diferente, com inundações em áreas críticas, destruição de vias importantes, como a MG-120.
“Foi a pior enchente dos últimos quatro anos”. Assim, o prefeito de Dom Silvério José Bráulio Aleixo, classificou as consequências das fortes chuvas que atingiram a pequena cidade mineira de 5.196 habitantes nos últimos dias.
A situação de emergência decretada, que tem duração de 180 dias, permite que as prefeituras tenham acesso mais rápido a recursos financeiros para realizar obras de recuperação e reconstrução das áreas atingidas.
Vítimas e prejuízos
Até o momento, as chuvas já causaram a morte de 13 pessoas em Minas Gerais e deixaram mais de 1.700 pessoas desalojadas e desabrigadas.