Moradores de Belo Horizonte, principalmente de aglomerados, devem redobrar a atenção com as chuvas. Está em vigência um alerta de risco geológico forte, que indica perigo de desabamento ou deslizamento de terra provocados pelo solo encharcado de água. O comunicado foi emitido pela Defesa Civil neste domingo (22) e vale para todas as regiões da capital.
A previsão de novas chuvas nas próximas horas aumenta o risco. O alerta é válido, pelo menos, até esta segunda-feira (23). A população deve ficar atenta ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Veja sinais de que deslizamentos podem ocorrer
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos
Quem observar algum destes sinais deve imediatamente do imóvel e ligar para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, o contato deve ser feito com o Corpo de Bombeiros.
Veja outras recomendações dadas pela Defesa Civil
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Receba alertas de chuva em BH
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais: