Desembarcou nesta sexta-feira (11), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, região metropolitana da capital, o 6º voo com deportados dos Estados Unidos desde a imposição feita pelo presidente do país, Donald Trump. Ao todo, foram 75 pessoas, entre mulheres e homens com idade entre 29 e 45 anos, na grande maioria solteiros e desacompanhados.
O grupo foi recebido por representantes do Ministério de Direitos Humanos, Ministério de Desenvolvimento Social, Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).
“Esse trabalho é feito aqui, todas as equipes estão aqui fazendo esse contato direto com essas pessoas. Então, é o acolhimento e também todo o apoio para que essas pessoas e famílias tenham oportunidade de reconstruírem suas trajetórias”, disse André Quintão, secretário nacional de Assistência Social.
Das 75 pessoas que chegaram a BH, 41 devem permanecer em Minas.
“Nesse voo especificamente tem uma característica que foram pessoas mais solteiras, desacompanhadas, homens e mulheres mais jovens, na faixa de 25 a 49 anos”, detalhou Quintão.
Entre os serviços oferecidos aos repatriados estão os de alimentação e higiene; atendimento de saúde e suporte psicossocial; orientações sobre direitos e encaminhamentos para serviços públicos; apoio logístico para deslocamento até as cidades de origem; e contato com familiares.