Supressão das espécies foi feita pela Prefeitura de Belo Horizonte em meio a protestos e briga na Justiça
Em fevereiro deste ano, o Comam aprovou a supressão de 63 árvores no entorno do Mineirão para realização da Stock Car (Valéria Marques)
Em menos de uma semana, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) já finalizou o corte de todas as árvores no local que será adaptado para a realização da Stock Car, no entorno do Mineirão, na Pampulha. Cinquenta e cinco espécies, incluindo ipês, foram suprimidas. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (4).
O corte, feito após aval do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), tem sido alvo de protestos e foi parar até na Justiça, que chegou a suspender a ação, mas voltou atrás.
Nesta segunda, o prefeito Fuad Noman (PSD) disse que a medida não é "tão grave". Ele espera contar com a compreensão da população e avalia que o caso só tomou grande proporção por se tratar de um ano eleitoral.
Além das supressões, a PBH informou que o replantio de 63 árvores foi finalizado na avenida Carlos Luz. Essa é a primeira ação da medida compensatória para a realização da corrida em agosto. As que foram plantadas têm entre 2,5 e 6 metros de altura. Elas são das espécies Pau Ferrz’o, Oiti, Saboneteira, Sapucaia e ipês Amarelo e Branco, que correspondem às mesmas suprimidas.
Segundo a prefeitura, serão 688 novas árvores. A maioria será plantada na região da Pampulha. Os locais exatos ainda não foram definidos. A empresa responsável pela realização da corrida vai fazer a manutenção das espécies por 5 anos.
Leia mais: